terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Literatura

A literatura é um aspecto fundamental na construção social de um indivíduo e na sua inserção na sociedade. A leitura faz parte do desenvolvimento do sentido crítico de uma criança e/ou adulto, sendo necessário incutir este "vício" saudável a toda a humanidade. Ler é compreender as coisas, o Mundo e o que somos. A literatura é um espaço onde o ser humano se pode refugiar, conhecer vidas, aprender a viver, cultivar opiniões e crescer.
Num pequeno livrinho de histórias infantis encontramos sempre uma moralidade que nos remete para uma lição de vida. AS crianças poderão não o entender como tal pois não reagem por estímulos metafísicos, mas sim pela sua inocência. No entant
o, depois de uma "Branca de Neve e os Sete Anões" lida, compreendem o aspecto fulcral da história. E desde então, nunca mais esquecem a "maça vermelha e envenenada". E assim se cultivam valores.
No mundo "dos crescidos" as coisas mudam um pouco. As mentes já não poderão ser tão facilmente moldadas como as das crianças e, por isso, a literatura encarrega-se de transmitir informação extremamente complexa que os façam aperceber-se que a vida não é feita de rotinas mas de novas experiências. Quando se lê um livro, quebra-se a rotina de ouvir as buzinas dos carros, de ver diariamente as mesmas
pessoas, de conhecer sempre as mesmas histórias de vida. A literatura permite, ainda, impedir a automatização do ser humano na vida social ao bombardeá-lo com histórias que implicam drama e romance, tornando o indivíduo numa pessoa mais susceptível aos sentidos, emoções e sentimentos. Deste modo, melhora as suas relações com o Mundo e os outros.
A Literatura é uma máquina não automatizada qu
e pode mudar vidas, pensamentos, visões e relações, ou até mesmo o sentido da existência humana (se a tal a evolução tecnológica e do conhecimento científico o proporcionar...).

Ana Amorim